sábado, 5 de fevereiro de 2011

FRUTOS DO MAR: CHILE

Como comentei, o mundo dos sabores do Chile é muito rico e cheio de contrastes.
Hoje como prometido, mostrarei um pouco da riqueza do mar, que é uma das minhas preferidas e únicas no mundo!!!
Já escutaram falar da CORRENTE DE HUMBOLDT?

Bem, é uma corrente marinha provocada pelo ascenso de águas profundas, naturalmente muito frias!!! Produzidas nas costas ocidentais da América do Sul.
Foi descoberta e descrita pelo cientista alemão Alexander von Humboldt na sua obra: “Viaje a las regiones equinocciales del Nuevo Continente,escrita no inicio do século XIX.


Deve-se aos efeitos da combinação de rotatividade terrestre e a força centrífuga das águas oceânicas na Zona Equatorial. Junto com a Corrente do Golfo a Corrente de Humbolt é uma das mais importantes do mundo.


Começa próximo a Isla de Chiloé (Chile) em direção ao norte. Principalmente ao longo do litoral peruano.

Essa viagem gastronômica começa no centro de Santiago do Chile. Pasando pelo Palácio de la Moneda e vendo a troca de guarda...



De arrepiar, afinal são 11 anos longe da minha pátria e aí pude refletir sobre meus valores, raizes e crenças, observando as pessoas, o ambiente, as lindas construções do meu amado SANTIAGO – CHILE.


Caminhando pelas ruas de pedestres, no clima fresco do verão chileno, chego no Mercado Central de Mapocho, rico em frutos do mar e peixes tipicamente consumidos por todos os chilenos e curiosidade dos turistas.


Adooooroo!!! Machas, molusco predileto de quase todos os chilenos e turistas. Utilizado em diversas preparações, mas o prato mais famoso é Machas a la Parmesa. Que não é nada mais que o molusco muito bem limpo, colocado novamente na sua concha com um pingo de manteiga, gotas de vinho branco, sal e finalizada com uma fina fatia de queijo para derreter....

Outro molusco MA-RA-VI-LHO-SO! é o Ostión, conhecido no Brasil como vieira,. Aquele!!! da conchinha da SHELL. Esse é muito consumido Al pil pil. Feitos na própria tigela de barro, azeite de oliva, pimenta (cacho de cabra), alho, vinho branco e coentro desidratado para finalizar...mmmmm...
                                                                                                                                                                 A Almeja, molusco bivalvo, havendo mais de 15 espécies. Essa é carnuda! Saborosa! Única!


Muito utilizada para o Crudo de Almejas, simplesmente crua, cozida no limão siciliano, cebola picada, pimenta fresca picada e muiiitooo coentro fresco.
O PIURE!!! Monstrinho do mar...rsrsrs...esse aí é para profissionais!!! Eu já comi até sem limpar direto da mão do vendedor...rsrsr....só uma vez na vida claro!!!
A anatomia desse animal marinho é muito interessante e quase única!!!
Tem uma espécie de cobertura dura que parece uma rocha, e dentro vários Piures de cor vermelho intenso com dois canais anais...siiiimmm...engrasado mas é verdade. Por um, inspira água do mar e pelo outro, expira a água. Resultado: Um sabor extremamente forte a vanadio , metal encontrado na água do mar. O piure compõe os Ceviches para paladares mais ousados... tipo o meu...rsrsr....


Como sempre digo: “ADORO DESAFIOS”...
Gente!!! Não acabou não!!!
Outra iguaria é o Picoroco, crustáceo que tem uma estrutura protetora que na fase adulta tem forma cilíndrica e vive adherido às rochas. Ele é parente dos Ibéricos Percebes que também se encontram nas costas do Chile.

E para finalizar nossa viagem pelos mundos submarinos do Oceâno Pacífico.
A Jibia!!! (Docidus giga), lula gigante!! animal predador, muito consumida também na China, Coreia e Philipinas. Contém alto valor protéico, muito consumido nas saladas, Empanadas e Chupe.
(Créditos: Fotógrafo Patricio Vergara)

O que acharam??? E olha que essa é só uma parte das iguarias!!!
CENTOLLA (peruvian crab) fica para uma próxima!
Provar?? Só fazendo um tour gastronômico pela cidade e alredores. Já estou organizando um e eu serei a guia turística!!!
Até a próxima!!!