segunda-feira, 30 de maio de 2011

VIAGEM GASTRONÔMICA | México 1

Guacamole, Burritos, Mole Poblano, Enchiladas!!! Mmmmmm...quanta coisa boa nesse país de gente tão alegre e receptiva.
O México é apaixonante, inspira pela sua história e cultura. Maias e Aztecas são os patronos da riqueza gastronômica desse país. Depois de um bom tempo sem condições de dividir com vocês minhas aventuras. Hoje começa nossa viagem apaixonante!
Na minha primeira visita a esse país cheio de história e sabores, tive o privilégio de percorrer as ruas da bela Cidade do México, com a melhor companhia, minha querida amiga Estrella, com seu nome e simpatia iluminou meu caminho e me mostrou o que tem de melhor nesse México lindo!!!
Uma das visitas mais interessantes foi a TORTILLERIA TOMÁS, rústica e cheia de sabor!!!

É aí que são feitas as verdadeiras tortillas de milho, o milho é especial. Na verdade é uma farinha de milho instantânea nixtamalizada, hidratada simplesmente com água para conseguir uma textura flexível e macia. A farinha de milho mais utilizada no México é a MINSA ou MASECA e nixtamalizada porque é feita por um processo de cozimento do milho com cal e posteriormente processado até ficar uma pasta bem lisa. Antigamente era utilizado o METATE, mas hoje em dia é mais comum utilizar o processador.


A massa de milho passa por uma máquina por uma TORTILLADERA ainda crua, faz o formato da massa e a mesma máquina já vai cozinhando as tortillas. É incrível!

As tortillas de milho são oferecidas quentinhas com diversas SALSAS, entre elas guacamole, salsa verde, pico de gallo, jalapeño! É só levar para casa e comer com recheio de carne ou frango.



De dar água na boca não é?

Bom, espero que gostem e em breve postarei deliciosas aventuras nos sabores do México!
E buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário