segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ponto Zero!!

Acho que nunca é tarde para aquilo que temos muita vontade de realizar, e esse foi meu pensamento ao decidir criar meu blog.
Centenas de blogs em todo momento, mas cada um com a sua propria identidade...
Nesse blog gostaria de trocar conhecimento, informações e cultura, essa é a minha identidade!! Só não reparem nos possíveis erros de ortografia ta? rsrsrs...

Já estou apavorada!!! tenho muitas viviencias para contar...quantas aventuras...quantos sonhos realizados.

Tentarei não esquecer os detalhes...

Para começar e inspirar, gostaria de dividir com vocês um texto que elaborei no curso: "Tradição e Design em Gastronomia" da PUC, que já está quase no fim...

O trabalho se tratava em escrever um texto da "primeira experiência gastronômica". Vejam o que saiu. Não foi mal, a professora elogiou e definiu que tinha sido um dos que mais gostou...

Estou me achando...rsrsrs...


             O Chile é um país privilegiado pela riqueza marinha das águas frias do Oceano Pacífico, conseqüência da famosa Corrente de Humboldt, e abundantes peixes de água doce, dos maravilhosos e cristalinos rios do sul do país. Ao mesmo tempo, conta com uma diversidade de carnes de caça exóticas, naturais das copiosas matas fechadas dos contrafortes da Cordilheira dos Andes. 
Minha infância foi regada por diversas experiências gastronômicas provenientes do mar e da terra. Começando pelos deliciosos e suculentos Ceviches preparados pela minha querida mãe, peixe extremamente fresco (corvina ou linguado), cebola, coentro fresco, pimenta fresca e sumo de limão siciliano inserido pelos nossos conquistadores espanhóis. Difícil esquecer-se dos ensolarados verões na casa da minha tia no litoral central, onde degustávamos as Jaivas (carangueijo) simplesmente cozidas e utilizando qualquer objeto que conseguisse quebrar a casca e se deliciar com a sua doce e delicada carne.
As viagens ao sul do Chile com o meu pai também foram marcantes. Ele, caçador e pescador aficionado, mas com admirável profissionalismo, respeitando continuamente as épocas permitidas para caça e pesca. Sempre me admirou seu exemplo de amor e determinação, acordando por muitas vezes no meio das madrugadas frias, passando horas com metade do corpo imerso nas águas geladas dos rios por paixão ao seu hobby.
Ensinou-me a apreciar um salmão pescado na hora e assado em brasas fumegantes, a truta aromatizada com manteiga, assada também na brasa, embrulhada no papel alumínio que concentrava todo seu sabor e suculência. Além de me privilegiar com novas experiências gastronômicas me mostrou as táticas e estratégias de um caçador, subindo montanhas entre arbustos, tentando não espantar nosso alvo, por muitas vezes um coelho distraído, que virava um magnífico cozido regado a vinho branco nacional, e outras vezes, codornas simplesmente assadas.
Com meus pais aprendi a aprimorar meu paladar, amar o meu país e respeitar a natureza que nos fornece uma infinita fonte de inspiração para nossas experiências gastronômicas.
Bom, gostaram??

Até a próxima e Muy Amable!!

11 comentários:

  1. Sua professora tem razão,ficou mt bom parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale,
    Parabéns!
    Realmente estava faltando o teu blog... não interessa que tenham vários, mas o seu... as suas experiências, conquistas e aventuras... ainda não estavam aqui!
    Estou orgulhosa e feliz por mais esta conquista!
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Legal!
    Meio inacreditavél, mas o mundo da gastronomia faz com que tenhamos histórias inacreditáveis.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto !! vou sempre besbilhotar seu blog. rsrsrs
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Hola !! MaravilhooSSo !! muy bien, está fantástico.
    Curtiremos muito o blog. E olha: hoje me aventurei na cozinha! Kika achou maravilhoso o molho que fiz para o penne !! ;-)
    Parabéns e muito sucesso !!!
    "Que te vaiva bien"! :-p

    ResponderExcluir
  6. Dia desses, Alejandra, estava a falar justamente da gastronomia "daquele lado" do continente, com pescados e frutos do mar tão diversos dos nossos "de cá". De fato, a relação gastronômica chilena com o que o mar oferece é riquíssima, privilegiadíssima. Hum... dá vontade de sair correndo e ir comer matchas (ops, agora o erro é meu!) e centojas (assim?!) !!

    ResponderExcluir
  7. E por fim; uma vez, nos dos períodos que fiz no curso de Letras na UERJ o professor de teoria da literatura fez uma pergunta simples mas que deveria ser respondida por escrito e valendo nota: "Para você, o que é um texto literário?". Bem, não lembro de tudo o que eu disse mas lembro que o que escrevi decerto o agradou, já que minha nota foi o único "dez" na turma. Apenas lembro de uma coisa, talvez tenha feito diferença: eu disse que fundamentalmente um texto literário tem que seduzir o leitor, envolver emocionalmente o receptor da mensagem. // Tudo isso para dizer que, sem dúvidas, seu texto sobre sua meninice no Chile, junto a seus pais e família, é uma ótima obra literária. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Meu querido!!!
    Uma honra as suas palavras tão lindas!!!
    Realmente...o resgate das minhas aventuras, foram simplesmente para imortalizar minhas lembranças, mas fiquei muito feliz de saber que também consegui seduzir e envolver emocionalmente meu receptor...rsrs..
    Vamos querer provar esse penne ao molho Fred hemmmm!!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  9. Serah um prazer tentar o penne e uma aventura tambem!! vamos tentar!!! beijos para usted y el Jedi !!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog, Alejandra! Bela iniciativa. Espero contar com suas experiências neste democrático espaço! Abraços do seu aluno!

    ResponderExcluir