quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FRUTOS DA TERRA - CHILE

Continuando com as minhas pesquisas gastronômicas, tenho muita vontade de mostrar a vocês um pouquinho das riquezas gastronômicas do Chile...
Já vimos um pouco das riquezas vinícolas e tem uma longa viagem ainda nesse capítulo, mas hoje quero falar das riquezas da terra e numa próxima oportunidade veremos os Frutos do Mar...
As riquezas da terra são encontradas nas tradicionais feiras de bairro. Lá tem um mundo de sabores e cores. Tanto especialistas como donas de casa fazem as compras de produtos fresquíssimos a um preço bem mais barato que nos supermercados. O grande detalhe!!! Por conta do Terroir, com um clima privilegiado (seco e ensolarado de dia e refrescante de noite) e uma legislação que limita o uso de pesticidas, os produtos tem um sabor INCOMPARÁVEL, eu não consegui ainda, conhecer um lugar que você coma alface com sabor de alface, MORANGO com sabor de morango, o tomate da até para comer como fruta de tão doce e delicioso...
É de chocar qualquer Gourmet...
A começar pelos milhos frescos que são muito apreciados no verão para fazer o famoso Pastel de Choclo.

Para outro prato típico, encontramos o Poroto Pallar ou coloquialmente chamado Poroto Granado.

Justamente outro prato típico leva esse nome “Porotos Granados”, cozido que leva basicamente, os porotos granados, grãos de milho, abóbora (macedônia), páprica picante, alfavaca e cebola (brunoise)...mmmmm...

Vejam a barraca das frutas silvestres, que os amigos tão gentilmente posaram para foto: Amoras, morangos, cerejas e framboesas. A caixa de 500g sai por aproximadamente R$ 2,50!!!
                                                                            
 
  As Paltas aqui conhecidas como Avocado, preparado nas saladas, no pão para o café-da-manhã, guarnecendo o Ceviche. Sim, para quem não sabe, a Palta é utilizada em toda Latino América para pratos salgados. A diferença do Brasil que é utilizada nas vitaminas com leite.


Os frutos secos e oleaginosas também são muito consumidas. Nozes para deliciosas tortas e o pêssego seco para o refrescante e famoso Mote con Huesillos. Nesse caso o Huesillo é o pêssego seco que é hidratado com uma calda de açúcar. Outra hora faço um post sobre essa refrescante bebida.



Como falei!!! Olha a cor do tomate...de comer de joelhos!!! Muito utilizado para a famosa Ensalada a la Chilena, que é uma simples e suculenta salada de tomate em rodelas com cebola (julienne) e finalizada com coentro.

 
E as pimentas!!! olhem a variedade de cores!!! Essas são utilizadas para acompanhar os pratos do dia-a-dia, recheio de sanduíches, etc.

Ufa! Quanta coisa boa num só lugar...rsrsrs...

Bom, no próximo post terei mais novidades!!!

Até breve!

3 comentários:

  1. OLá hablas espanhol????

    nossa dá vontade de pegar as frutas do seu post e comer, que coisa linda e aí quando vamos quero comprovar se isto tudo é verdade mesmo??? podemos ir na semana que vem para o chile?? rsrsr... parabéns os posts estão lindos.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs...quem dera poder ir que nem seja no carnaval!!
    Mas vamos planejando nossa viagem gastronômica para o próximo verão!!!
    Com direito a frutas, frutos do mar e vinho...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Será que rola um sorteio, para que um aluno possa ir junto?!
    Me deu agua na boca essa frutas, sem contar o preço, bem barato.
    Show.
    Alan Alves

    ResponderExcluir