domingo, 30 de janeiro de 2011

MIAM MIAM mesmo!!!

Sexta-feira fui novamente ao  MIAM MIAM, badaladíssimo restaurante  da zona sul do Rio de Janeiro. Dessa vez com um gostinho especial e alegria em dobro.
Queria dar um presentinho direto do Chile ao meu amigo Bruno Gonçalves Magalhães para seu aniversário. Ele é o chef executivo e o braço direito da Chef dona desse restaurante. Consegue respeitar a filosofia e conceito da muito talentosa Roberta Ciasca, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente.
A outra alegria ficou por conta da satisfação de ver meu aluno Bruno, que começou como estagiário e hoje já é contratado!!! Fiquei muito emocionada e feliz de vê-lo, crescendo como profissional e muito mais com um excelente professor como o Bruno Gonçalves. Além de terem o mesmo nome, fazem aniversário no mesmo dia!!! Só pode sair coisa boa dessa coincidência!!!
No jantar para começar um refrescante Tartar e de prato principal o magnífico e harmonizado Atum com crosta de pimenta preta, ragout de lentilha e chutney de tomate...mmmmm...
Estava divino!!! Claro na companhia de vinhos deliciosos.
E a sobremesa??? Bolinho caramelizado com granité de abacaxi e sorvete de côco.
SÓ INDO LÁ PARA CONFERIR AS DELICIAS!!!

Chef Bruno Gonçalves no centro da foto, meu aluno Bruno e eu 
 Até breve!!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FRUTOS DA TERRA - CHILE

Continuando com as minhas pesquisas gastronômicas, tenho muita vontade de mostrar a vocês um pouquinho das riquezas gastronômicas do Chile...
Já vimos um pouco das riquezas vinícolas e tem uma longa viagem ainda nesse capítulo, mas hoje quero falar das riquezas da terra e numa próxima oportunidade veremos os Frutos do Mar...
As riquezas da terra são encontradas nas tradicionais feiras de bairro. Lá tem um mundo de sabores e cores. Tanto especialistas como donas de casa fazem as compras de produtos fresquíssimos a um preço bem mais barato que nos supermercados. O grande detalhe!!! Por conta do Terroir, com um clima privilegiado (seco e ensolarado de dia e refrescante de noite) e uma legislação que limita o uso de pesticidas, os produtos tem um sabor INCOMPARÁVEL, eu não consegui ainda, conhecer um lugar que você coma alface com sabor de alface, MORANGO com sabor de morango, o tomate da até para comer como fruta de tão doce e delicioso...
É de chocar qualquer Gourmet...
A começar pelos milhos frescos que são muito apreciados no verão para fazer o famoso Pastel de Choclo.

Para outro prato típico, encontramos o Poroto Pallar ou coloquialmente chamado Poroto Granado.

Justamente outro prato típico leva esse nome “Porotos Granados”, cozido que leva basicamente, os porotos granados, grãos de milho, abóbora (macedônia), páprica picante, alfavaca e cebola (brunoise)...mmmmm...

Vejam a barraca das frutas silvestres, que os amigos tão gentilmente posaram para foto: Amoras, morangos, cerejas e framboesas. A caixa de 500g sai por aproximadamente R$ 2,50!!!
                                                                            
 
  As Paltas aqui conhecidas como Avocado, preparado nas saladas, no pão para o café-da-manhã, guarnecendo o Ceviche. Sim, para quem não sabe, a Palta é utilizada em toda Latino América para pratos salgados. A diferença do Brasil que é utilizada nas vitaminas com leite.


Os frutos secos e oleaginosas também são muito consumidas. Nozes para deliciosas tortas e o pêssego seco para o refrescante e famoso Mote con Huesillos. Nesse caso o Huesillo é o pêssego seco que é hidratado com uma calda de açúcar. Outra hora faço um post sobre essa refrescante bebida.



Como falei!!! Olha a cor do tomate...de comer de joelhos!!! Muito utilizado para a famosa Ensalada a la Chilena, que é uma simples e suculenta salada de tomate em rodelas com cebola (julienne) e finalizada com coentro.

 
E as pimentas!!! olhem a variedade de cores!!! Essas são utilizadas para acompanhar os pratos do dia-a-dia, recheio de sanduíches, etc.

Ufa! Quanta coisa boa num só lugar...rsrsrs...

Bom, no próximo post terei mais novidades!!!

Até breve!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL!!!

Hoje quero dividir com vocês um pouco da minha rotina como prestadora de serviços gastronômicos, além de outras missões da minha vida...rsrsrs...

Não é uma tarefa fácil, ao contrário, precisa de muita concentração, precisão e força de vontade...

Sábado passado realizei uma das festas do tão conhecido BIG BROTHER BRASIL 11, o que já havia feito na edição 2010.

Festa Bailinho

Como funciona essa logística?

Primeiro é proposto pelo cliente um tema. No sábado 15 de Janeiro seria a festa “CALIENTE”, com predominância da cor vermelha e preparações das Ilhas do Caribe.
Aí começa o desafio...

1° Passo:
Uma árdua pesquisa sobre o tema...são bibliografias e conhecimentos adquiridos em viagens gastronômicas nacionais e internacionais, coisa que é fundamental para todos os chefs que desejam ampliar a sua cultura gastronômica.  Aqui, além dessas ferramentas tão importantes é fundamental muito domínio dessas informações e de técnicas gastronômicas para enriquecer mais ainda as preparações selecionadas.

2° Passo:
Após um apanhado de informações, precisa ser feita a harmonização de sabores, texturas, cores e temperatura entre todas as preparações que serão oferecidas. Posteriormente é elaborada a proposta de cardápio.

3° Passo:
Orçamento das preparações, custos diretos e indiretos para posterior aceite da proposta pelo cliente.

4° Passo:
Após o aceite do orçamento é planejada a compra de insumos e a execução do pré-preparo. Que significa isso? Todos os passos antes da finalização das preparações, visto que isso é elaborado antes, e não no local do evento, no caso do BBB. Aqui é muito importante a delegação de tarefas segundo as habilidades dos colaboradores para um melhor desenvolvimento do trabalho, minimizando a margem de erros.
Um Check List de todas as preparações e suas finalizações, utensílios e insumos necessários para a finalização é fundamental!

5° Passo:
Por último! e muito importante!! a montagem das preparações no local. Aqui não pode haver erros!! Tudo tem que estar perfeito e a equipe de trabalho muito sincronizada e alerta para auxiliar em qualquer emergência.

Pronto!!! Aqui a missão é cumprida e podemos aproveitar e comemorar pelo lindo trabalho executado...

Festa Caliente:

Vídeo dos Brother se deliciando com as comidas...

http://bbb.globo.com/noticias/fotos/2011/01/veja-o-cardapio-da-festa-caliente.html?evento=festa-caliente 



Adri e eu na casa dos BROTHERS!!! montando as guloseimas!!!
  OBRIGADA E PARABÉNS!!! A TODOS MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS QUE ACREDITAM NO MEU TRABALHO E QUE FAZEM PARTE DA EQUIPE AF GASTRONOMIA.

Até a próxima!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ROTAS DO VINHO “FROM CHILE” VALLE DE CASA BLANCA

Sem dúvida alguma o Chile é ícone internacional em qualidade de vinhos...
 Não tem nada melhor!!!!, que conhecer essa fartura percorrendo e apreciando pessoalmente...
Desta vez vou falar do “VALLE DE CASA BLANCA”, uma das rotas do vinho do Chile (Valle Aconcagua, Valle San Antônio, Valle del Maipo, Valle Cachapoal, Valle de Curicó, Valle del Maule e Rota do vinho de Limarí).
O Valle de Casa Blanca se caracteriza por ser moderno com exclusividade geográfica e climática, sendo um terroir de clima frio de êxito no Chile.
Entre as uvas plantadas na região está a Chardonnay que foi a primeira grande variedade da região, a Sauvignon Blanc sendo a segunda variedade mais importante, a Pinot Noir e a Syrah.
Percorri esta rota com muito orgulho...em cada quilômetro rodado, voltava às minhas origens...às minhas mais profundas lembranças da infância...
Desde Santiago são 75 km de distância (50min), indo pela rota 68 em direção a Viña del Mar. O passeio é rápido e lindo!!! Sem falar nas estradas!!....sem buracos!!!!...rsrsrsrs....

A primeira parada e com uma linda vista total do Valle, foi na VINICOLA VERAMONTE. Casa imponente e abraçada pelos vinhedos!!. A degustação contou com sete vinhos e alguns queijos para não embebedar de primeira...rsrs...


Outra característica interessante dessa vinícola são os produtos vendidos no local...


                                         Azeite de oliva com MERKEN (Pimenta defumada)


A segunda parada foi na VINÍCOLA EMILIANA. Ahhhh!! Essa vinícola conta com toda uma filosofia!!! Pioneira em Vinhos orgânicos e Biodinâmicos, o que significa que se deve cultivar a uva em harmonia com a natureza, utilizando um calendário biodinâmico para o ciclo de plantação, cultivo e colheita. Além de outros cuidados exclusivos da vinícola...

              Aqui a degustação contou com quatro deliciosos e delicados vinhos...

A terceira foi a VINÍCOLA MORANDÉ...foram mais quatro vinhos. O destaque foi para o Sauvignon Blanc que estava muito equilibrado, com aromas frutados e presença marcante na boca de maçã verde...o atendimento aqui não é para nada personalizado. Bastante comercial por assim dizer, mas vale a pena, a final está do lado da estrada.

E para fechas com “chave de ouro” a VINÍCOLA CASAS DEL BOSQUE. Gennnntee!!! Aqui é para ficar até o entardecer...lindo, romântico, TUUUDOOOO!!!


A começar pela cabine de degustação onde o privilegio foi ter uma degustação privativa!!
Aqui foram cinco vinhos...bom na verdade quatro, mas o Cristopher o guia com a sua impecável explicação, gentilmente nos presenteou com o magnífico!! e incomparável GRAN BOSQUE - RESERVA PRIVADA 2008 da uva Carménère...sem palavras...


Ai!! Que paisagem magnífica!! e após a degustação nada melhor que um almoço com uma vista incomum, única, divina!!!


Não podia ser diferente, alta gastronomia com um mero grelhado ao creme de milho e alfavaca acompanhado com salada "a la chilena" em harmonia com um INCOMPARÁVEL Pinot Noir 2009 que esta perfeito!!!



Bom...e como no final feliz dos contos de fadas...uma passadinha no mirante...degustando um refrescante Sauvignon Blanc com a vista de tirar o fôlego...SALUD!!

Ahhhh!!...bom...para mim foi um sonho e para vocês? Não deu vontade de estar aí??

Até a próxima!


sábado, 8 de janeiro de 2011

"SALSA VERDE"!!!!

Estou no Chile!!! Matando saudades da minha família...
Ao som de uma linda valsa do porto de Valparaíso estou degustando um vinhozinho nacional. ALIWEN RESERVA da vinícola Undurraga, Cabernet Sauvignon/Carménère 2008...
Mas, minha inspiração de hoje foi mais uma delicia preparada por meu querido pai, Juan.
Por em quanto minha mãe me prepara umas deliciosas EMPANADAS DE FRUTOS DO MAR....meu pai prepara uma suculenta e perfumada entrada...essa que está na foto. Que chamarei de CONCHA DE FRUTOS DO MAR DO PACÍFICO COM “SALSA VERDE”.
Os frutos do mar são um post aparte, já que como falei anteriormente no meu primeiro post, o Oceano Pacífico é muito rico. Aqui temos alguns itens: Machas (as de cor rosa), mexilhão (extremamente delicado), Jibia (a branquinha, que é uma lula gigante, podendo pesar de 30 a 40kg) e o Piure (o vermelinha, que é um molusco que vem numa caparaça que tem forma de pedra grande!! com vários Piure dentro)
A “Salsa Verde”!!! Quero dividir com vocês. Esse é tipo um vinagrete. Extremamente simples e clássico nas preparações com frutos do mar aqui no Chile. No Brasil podemos substituir os frutos do mar por vieiras, camarões, lula, polvo, etc...
DICAS IMPORTANTES!!:
- Pré-cozinhar os frutos do mar com água e um pouquinho de sal.
- Lavar a cebola já picada com água morna e um pouco de açúcar para retirar a acidez
Ahí vai a receita!!

“SALSA VERDE”
INGREDIENTES:
- 1 molho de coentro (picado muito fino)
- 1 cebola grande (picada)
- 300ml Aceite de girassol (muiiitooo!! Sem medo!! para ficar bem homogêneo)
- 3 limão siciliano (esse é o outro segredo!! Pois no Chile ele é o limão comum e da todo o toque!)
- Maionese (opcional para finalizar)
- Pimenta do reino branca
- Sal

PREPARO:
1.      Num bowl juntar todos os ingredientes e misturar muito bem;
2.      Deixar macerando por 2 horas antes de utilizar;
3.      Preencher fartamente! As conchas com frutos do mar.


Dura 2 dias na geladeira.


As EMPANADAS DE FRUTOS DO MAR!!!


Espero que gostem e logo estarei postando mais novidades!!!!

O quê acharam??

Vinícolas de Casa Blanca...Gastronomia e Vinho!